quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Pão integral de salva e tomilho

As últimas semanas têm passado a uma velocidade vertiginosa.
Não tenho tido tempo para cozinhar, visitar blogues, pensar em receitas. Mas não reclamo.
Depois de algum tempo a um ritmo tão meu, em que podia tranquilamente fazer os meus horários, sabe-me bem ter uma nova rotina, um horário de saída, um horário de chegada e uma gestão ainda mais cuidada do tempo.
Os fins-de-semana voltaram a ser ginasticados e esticados até não poder mais. Custa-me chegar a casa quando a minha avó já colocou as últimas "achas" de lenha.
No domingo à noite ela fez-me uma surpresa! Por norma, domingo é o dia de descanso "do lume", o dia em que ela se deita mais cedo mas este domingo ela deixou-me matar saudades de cozinhar em fogão a lenha.
Ai como soube bem :) E não resisti a fazer pãozinho caseiro! Agora sim, chegou o Outono para mim :)

 (receita adaptada do livro A Lighter Way to Bake, Lorraine Pascale)

Ingredientes (para 8 a 10 pãezinhos):
300 gramas de farinha integral
200 gramas de farinha sem fermento
25 gramas de fermento de padeiro
1 e 1/2 colher de chá de sal
375ml de água morna
1 ovo batido
folhas de salva
tomilho fresco picado (a gosto)
Preparação:
Desfaça o fermento em duas colheres de sopa de água morna. Mexa bem até dissolver o fermento.
Num recipiente misture as farinhas,o sal e o tomilho. Faça um buraco no meio e coloque o fermento. Aos poucos, adicione a água morna e vá mexendo a massa. Mexa bem e vigorosamente até a massa se despegar das mãos.
Numa superfície lisa, polvilhe com farinha. Amasse bem a massa e divida-a em 8 a 10 pedaços e forme bolas (ou se preferir pode fazer uma rosca ou padinhas). Coloque num tabuleiro e coloque junto do forno ou num sítio quente, coberto com um pano.
Deixe levedar cerca de 30 minutos a uma hora. Pincele cada pão com o ovo batido e coloque uma folha de salva em cima.
Coloque o tabuleiro no forno pré-aquecido a 180º e deixe cozer cerca de 20 minutos ou até estarem bem cozidas e com uma bela cor.

10 comentários:

  1. Que bom é ter um fogão a lenha. A comida sabe diferente!!!Esse pão para além de bonito está apetecível. Venha a compota e o chá ....
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  2. Como eu gostava de conhecer a tua avó e o forno dela! Acho que iria ser muito feliz/gorda sendo vossa vizinha, beijos pra ti

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito do teu texto!! A frase: "Custa-me chegar a casa quando a minha avó já colocou as últimas "achas" de lenha", é sublime! :) O Pão também está com muito bom "ar"! Big Like!

    ResponderEliminar
  4. Ai que maravilha... esse pão deve ser deliciosa. Cozinhar em forno de lenha é sempre espectacular, mas pão então... ai! :) love it!

    ResponderEliminar
  5. Um pão tão lindo e mesmo ao meu gosto
    Adorei
    bj

    ResponderEliminar
  6. Olha, já marcavamos um sábado para ir a Pardilhó aproveitar o forno a lenha da tua avó (até fiz verso!). Eu gostava muito muito de a conhecer e aprender as artes da "fornice" com ela :)
    Achas que me aceita como tirocinante?

    ResponderEliminar
  7. Gosto da ideia da salva no pão! Já a pus em bolos (de limão, fica uma associação espantosa) mas nunca a usei em pão. Vou experimentar!

    ResponderEliminar
  8. Adoro pão e adoro fazê-lo no forno a lenha!
    Por cá também já o acendemos algumas vezes e sabe tão bem.
    Ficou lindo o pão. Um beijinho.

    ResponderEliminar
  9. Que saudades que eu tenho de um pão cozido em forno de lenha. O sabor é tão diferente, tão bom, tão inesquecível. Pergunta à tua avó se ela não quer adoptar um neto novo..lol
    Esse pãozinho tem um ar maravilhoso e os sabores dos ingredientes deixam-me a qui a desejá-lo. ;)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  10. Inspiraste-me! :-) http://cozinharsemlactose.blogspot.pt/2014/12/pao-semi-integral-com-salva.html

    ResponderEliminar